quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Dicas bacanas sobre Banheiros / Lavabos.

Oieee, boa tarde. Tudo bem? Espero que sim ;)

Então, quando a gente procura um arquiteto/engenheiro sempre temos dúvidas e esperamos que eles esclareçam tudo né? Mas a gente também tem que estar por dentro do assunto pra dar a nossa opinião e também pra questionar as sugestões do profissional. Então algumas diquinhas básicas, como onde posicionar melhor os banheiros, altura de saidas e entradas de água e esgoto, dimensões mínimas e outras. ;)

 

Por que planejar bem o banheiro?

O banheiro é um dos ambientes mais importantes da casa. Atualmente assume um papel diferenciado: além de ser um local funcional, é também um espaço de descanso e relaxamento.
Pensar sua posição na planta e detalhes funcionais, como iluminação e ventilação, evita dores de cabeça e traz conforto e qualidade de vida. Confira nossas dicas para acertar no seu planejamento!

Posição na Planta

Posicionar o lavabo e os banheiros em locais adequados traz conforto e agilidade para quem mora e visita a residência:
  • Sala de Jantar / Estar: ter um lavabo (pia e vaso) é o ideal. Assim quem chega pode lavar as mãos e durante uma conversa ou refeição acessar facilmente o lavabo, evitando que visitas, que estão na área social da casa, tenham de entrar na área íntima para isso;
  • Quarto: deve acessar facilmente o banheiro. Quando o objetivo é ter privacidade o ideal é que o acesso seja realizado apenas pelo quarto (suíte);
  • Salão de festas / churrasqueira: ter um banheiro exclusivo para estes locais é ótimo. Permite que os convidados tenham um banheiro mais “impessoal” e de fácil acesso, garantindo privacidade aos donos da residência e também às visitas;
  • Banheiro de serviço: destinado ao uso de funcionários, como empregadas, diaristas e jardineiros. Normalmente é pequeno e próximo da cozinha / lavanderia.
Exemplo de disposição: lavabo atende ao primeiro pavimento (local social), banheiro privativo atende apenas ao quarto do casal (suíte) e banheiro adicional atende à sala íntima e aos quartos. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

Dimensão

Estas são as medidas mínimas indicadas para um banheiro ou lavabo:
  • Área: círculo inscrito com diâmetro mínimo de 1 metro e área mínima de 1,50m²;
  • Pé-direto: de 2,20 a 3,30m;
  • Profundidade: máxima de 3 vezes o Pé-direito. (padrão retirado do anexo III do decreto 212/2007 que regulamenta as edificações do Município de Curitiba);
  • Medidas mínimas para um banheiro ou lavabo: Banheiro: Ergonomia e Circulação

Piso

Sobre o solo é feita uma base de concreto armado e sobre esta o contrapiso. É no contrapiso que se faz a correção de inclinações e no qual usa-se produtos impermeabilizantes. Normalmente o piso dentro do Box do chuveiro recebe alguma inclinação para que a água escoe facilmente para o ralo. Sobre o piso é aplicado o revestimento, o qual deve ser resistente à água e pode ser antiderrapante, evitando escorregões e acidentes.
  • Rejunte à base de epóxi é bem resistente a manchas;
  • Área do box: a medida mínima indicada para o box é de 80cm, mas uma medida mais confortável é 90cm - lembrar que esta área poderá estar a um nível inferior ao restante do banheiro, aproximadamente 1cm;
  • Quer saber mais sobre revestimentos? Leia: Cerâmicas: Dicas Importantes

Representação das camadas que compõe o piso de um banheiro. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

Iluminação

Este é um dos aspectos mais importantes de um banheiro, pois está diretamente relacionada ao seu bom funcionamento. Deverá ser uma combinação de iluminação natural (a ser valorizada) e artificial:
 
Iluminação natural:
É econômica (sustentável), possui ótima qualidade de reprodução de cores (ideal para a realização de tarefas que exigem atenção aos detalhes) e influencia positivamente no estado emocional das pessoas.
A janela deve ter uma boa área para que permita a entrada de luz e ventilação, devendo ter uma área mínima igual a 1/8 da área do banheiro (padrão retirado do anexo III do decreto 212/2007 que regulamenta as edificações do Município de Curitiba). Normalmente seu peitoril está, no mínimo, a 1,50m do piso.
Quando não há a possibilidade de abrir janelas é possível instalar uma clarabóia (abertura no alto da edificação para a passagem de luz e até mesmo de ventilação).
 
Exemplo de clarabóia em banheiro. Imagem: Blog Obravip
 
Iluminação artificial:
Lâmpadas fluorescentes podem ser usadas para a iluminação geral do banheiro, mas caso utilize este espaço para fazer maquiagem, por exemplo, tenha iluminação diferenciada próxima da bancada, como lâmpadas incandescentes ou halógenas que possuem elevado índice de reprodução de cores e permitem visualizar detalhes como se estivéssemos à luz do sol. Saiba mais:

 
Elevação apresenta elementos como iluminação geral e diferenciada. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

Ventilação
É importante que este espaço seja bem ventilado evitando que fungos se proliferem. A área mínima indicada de janela é de 1/16 da área total do ambiente (padrão retirado do anexo III do decreto 212/2007 que regulamenta as edificações do Município de Curitiba).
A ventilação pode ser feita a partir de duto zenital (do teto) ou lateral ou ainda através de ventilação forçada, realizada através de equipamentos que podem ser comprados em lojas de materiais de construção, como os indicados abaixo:
 
     
Exemplos de exaustores de banheiro. Onde Comprar? Exaustores para Banheiro - Buscapé

Pontos Elétricos

De acordo com o equipamento, veja se a tomada deverá ser baixa (30cm de altura), média (1,10m de altura) ou alta (2,20m de altura). Faça este planejamento antes de colocar os revestimentos das paredes para evitar ter de quebrar posteriormente. Em geral precisará de duas tomadas: uma para o chuveiro e outra para a bancada (secador de cabelos, chapinhas, ...). Precisará também de um ponto de luz para a iluminação geral do ambiente e outro ponto para a iluminação direcionada e caso opte por instalar ducha higiênica elétrica poderá já prever um ponto de energia para esta.

Pontos Hidráulicos

Devem existir pontos de água para a pia e para o chuveiro e caso seja utilizada ducha higiênica pode-se optar por um ponto exclusivo para esta. Deverá haver saída de esgoto para a pia e ralo para o chuveiro. Cada equipamento pode exigir medidas específicas de instalação e por isso o manual do produto deve ser analisado. Mesmo assim, indicamos abaixo alguns exemplos de medidas que podem ser tomadas como parâmetro:
  • Pia: ponto de água a 60 ou 65cm de altura em relação ao piso e esgoto a 50cm do piso;
  • Vaso sanitário: dependerá do modelo escolhido - pode variar bastante;
  • Chuveiro: aproximadamente a 2,10m do piso (se for mais alto do que esta medida poderá dificultar o acesso aos controles de temperatura no caso de chuveiros elétricos). Seu registro poderá estar a uma altura aproximada de 1,20m do piso;
  • Ducha sanitária: preste atenção ao modelo escolhido: alguns poderão utilizar o ponto de água da pia, não sendo necessário um ponto exclusivo para ela. A marca Fabrimar, por exemplo, indica para seus produtos que o ponto de água esteja de 50 a 55cm do piso e de 35 a 40cm do eixo do vaso, devendo o suporte de fixação da mangueira ser fixado entre 65 e 70cm de altura, como apresentamos abaixo:
 
Medidas indicadas para ducha higiênica da marca Fabrimar. Fonte: Fabrimar
 
* Onde Comprar? Compare modelos e preços: Duchas Higiênicas - Buscapé

Móveis

Faça um sóculo (base de alvenaria que pode ser revestida pelo mesmo material do tampo ou do piso) para que os armários fiquem longe da umidade do chão, ou faça armários suspensos. Simplesmente pintar o sóculo pode exigir manutenção constante já que ficará sujo com facilidade (batida de sapatos e de equipamentos de limpeza como rodos e vassouras). Veja também:

Sóculo é apresentado em laranja.

 Fonte: Portal Clique Arquitetura.

Medidas Mínimas para um Banheiro ou Lavabo

Planejar um banheiro confortável exige atenção às medidas. Pensando nisso, utilizamos o padrão indicado no anexo III do decreto 212/2007 da Prefeitura de Curitiba, para estabelecer medidas mínimas consideradas ideais para este ambiente:
  • Área: Círculo inscrito com diâmetro mínimo de 1 metro e área mínima de 1,50m²;
  • Pé-direto (altura do chão ao teto): de 2,20 a 3,30m;
  • Profundidade: máxima de 3 vezes o Pé-direito.
 
* Saiba como projetar: Banheiro Adaptado - para portadores de deficiência física ou mobilidade reduzida (como os idosos).

Exemplos - Plantas de Lavabo e Banheiro

Considerando estas medidas mínimas como confortáveis para o usuário, desenvolvemos alguns exemplos que mostram como seria o “banheiro mínimo”:
 
Lavabo
  • Porta de 60cm - conheça uma solução para pequenos espaços: Porta Camarão;
  • Largura mínima de 1m;
  • Área: 1,50m²;
  • Janela de 60cm da largura e 60 de altura, com peitoril 1,50m;
  • Medidas mínimas para ocupar o vaso e pia: veja no desenho.
Medidas mínimas confortáveis para um lavabo. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

Banheiro
  • Porta de 60cm;
  • Largura mínima de 1m;
  • Área: 2,40m²;
  • Janela de 60cm da largura e 60 de altura, com peitorial 1,50m;
  • Medidas mínimas para ocupar o vaso, pia e box: veja no desenho.


Medidas mínimas confortáveis para um banheiro. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

Materiais: Móveis e Bancada

Ao escolher o material do móvel e seu acabamento, devem-se tomar alguns cuidados:
  • Deve-se evitar o uso do aglomerado por este poder inchar com a umidade - saiba mais: Madeira Aglomerada
  • A laca pode manchar facilmente em contato com produtos como a tinta de cabelo;
  • O mármore da bancada pode manchar facilmente se tintas, sabonetes... ficarem sobre sua superfície durante um período longo de horas;
  • Materiais para a bancada do banheiro/lavabo: granito, mármore, superfícies de quartzo, madeira, vidro, porcelanato, pastilhas.
 
Exemplo de bancada em porcelanato. Quer ver mais fotos? Visite: Bancadas em Porcelanato

Medidas: Bancada e Sóculo

A bancada do banheiro deve ter uma altura confortável. Para proteger o móvel deve-se criar um sóculo (base de alvenaria que pode ser revestida pelo mesmo material do tampo ou do piso) ou deixar um espaço livre embaixo do móvel, mantendo-o suspenso em relação ao chão.
  • Altura da bancada da pia: de 85cm a 93cm - lembrar que esta deve ser a altura final. No caso de cubas de apoio e de sobrepor, a bancada será mais baixa para que estas, as cubas, estejam na altura indicada como ideal;
  • Sóculo: de 6 cm a 18cm (medida proposta) ou suspenso aproximadamente de 15 a 18cm para facilitar a limpeza.
     
 A altura do espelho é variável, pois pode ocupar toda a largura da parede ou até mesmo ir até o teto. Dependerá do conceito do projeto. Fonte: Clique Arquitetura.

Para conferir as medidas mínimas necessárias para um banheiro leia - Banheiro: Ergonomia & Circulação


Medidas dos Móveis

As medidas apresentadas funcionam como modelo padrão. De acordo com a necessidade e em função do projeto, estas podem ser diferentes.
  • Profundidade: de 35 a 55 cm (geralmente os móveis inferiores são maiores e os superiores menos profundos)
  • Gaveta (altura): de 15 a 30 cm (ou em função do que se pretende guardar em seu interior)
  • Portas: de 30 a 50 cm
  • Prateleiras e nichos: 15 cm (profundidade) X 20 a 30 cm (altura) X tamanho em função do ambiente (largura);
  • Tamponamento: este é um detalhe que pode, ou não, existir. Tamponamento é uma moldura, a qual pode ter, por exemplo, 2,5cm ou 5,0cm e ter cor diferente das portas do armário (veja abaixo uma imagem).

Exemplo mostra medidas de portas, gavetas e nicho. Fonte: Clique Arquitetura.
 
O acabamento com madeira escura chama-se "tamponamento". Imagem: Mobiliando
 

Puxadores

Podem ser lineares (horizontais), verticais ou ainda inexistentes (friso no próprio móvel faz o acabamento necessário).

Exemplos de Móveis de Banheiro

Reunimos algumas fotos de banheiros para ilustrar as diferentes possibilidades de decoração para este ambiente:
 
Banheiro do Casal. Projeto: Luiz Trevisol, Rúbia Mussi e Elisa Fornasier. Veja mais fotos: Banheiros de Mostras
  
Projeto da Arq. Nadine Voitille. Veja mais fotos: Pequeno Lavabo | Banheiro residencial site Home Life. Veja mais fotos: Banheiros Residenciais
Banheiro residencial Magdalena. Veja mais fotos: Banheiro Magdalena


beijoo
Nati

2 comentários:

Unknown disse...

Uma dica boa é Espelheira Banheiro

Anônimo disse...

Justo o que eu procurava sobre box blindex. Obrigada!